St Clementina & St Simplício
O conjunto é composto por dois simulacros, provavelmente representando uma mãe e o seu filho, acomodados no interior de uma urna de madeira policromada. St Clementina apresenta-se deitada sobre o lado direito, segurando a criança com o braço direito, ambos voltados um para o outro, com a cabeça apoiada na sua mão. Os simulacros apresentam um estado de conservação delicado, com diversos ossos visíveis. A folha de palma e a coroa de flores também são visíveis, embora deformadas e parcialmente dispersas. Todo o conjunto está decorado com vários tecidos coloridos, exibindo motivos florais bordados com fios policromados, folha e fio metálico dourado e prateado, e remates em passamanaria dourada e prateada, de diferentes formas e dimensões. As mãos estão revestidas com luvas metálicas prateadas. Elementos decorativos como pulseiras e colares, compostos por fios de pérolas, missangas e lantejoulas, são igualmente visíveis.

O estudo osteológico revelou informação importante:
St Clementina mostra características de um indivíduo adulto do sexo feminino. Este corpo santo não apresenta sinais de stress fisiológico, tais como cribra cranii, cribra orbitalia ou hipoplasia do esmalte.

Adicionalmente, os ossos da mandíbula já fundidos e a presença de caninos decíduos prestes a erupcionar indicam que St Simplício terá ocorrido entre 1 e 1,5 anos de idade.
Análise de datação por radiocarbono
O fragmento ósseo de St Clementina foi datado por radiocarbono, tendo sido atribuído, aproximadamente, ao século III d.C., enquanto o fragmento de St Simplício data de sensivelmente finais do século III ou inícios do século IV d.C
Montagem dos simulacros
O crânio de St Clementina encontrava-se solto, sendo visível a presença de algodão a preencher o espaço entre o pescoço e o crânio (ver imagem à esquerda). No caso de St Simplício (imagem à direita), a estratigrafia da face apresentava uma camada interior de papel. Sobre esta camada, foram identificados vários tecidos, nomeadamente algodão colado. Por fim, numerosas camadas de gaze de seda, com adesivo, modelavam e definiam os contornos da face.

